Fatech Girls na Fatec Carapicuíba!

No dia 29 de maio estiveram reunidas as Fatech Girls, em parceria com a Fatec Carapicuíba  envolvendo 15 alunas do 7° e 8°ano da EMEF Benedito Adherbal Farbo do município de Barueri, para mais um evento social. O objetivo deste encontro foi apresentar as oportunidades da área da tecnologia incentivando as jovens através de palestras, jogos de raciocínio lógico e o desenvolvimento de um jogo simples em um software.

As alunas foram trazidas ao evento por sua Professora Orline da Silva Santos que trabalha com as alunas em sala de aula conceitos e práticas relacionadas a computação e buscou através desta parceria um incentivo para inserção de mais meninas neste universo.

O dia começou com o Professor Alberto Paiva do Curso de Jogos, da Fatec Carapicuíba, propondo um quiz interativo através de um aplicativo de mensagens instantâneas, o objetivo foi trabalhar com as jovens a competitividade e cooperação a partir dos grupos formados para resolução das questões propostas.

A diretora da Fatec, Professora Marcia Araújo, seguida das professoras Andréia Machion e Sandra Henriques deram as boas vindas, apresentaram a unidade e os cursos oferecidos, além de explanar sobre temas como a Carreira de tecnologia e sua importância na sociedade.

A professora Grace, coordenadora da Fatech Girls, apresentou o grupo e seu projeto de disseminação tecnológica inclusiva, e também palestrou sobre o tema: A mulher na computação e causas do desequilíbrio de gênero.

O evento seguiu com muita interação e conhecimento proporcionado pelos integrantes do Fatech Girls, que promoveram uma oficina de computação desplugada a partir de jogos como Colorindo com Números, Torre de Hanói, Charada, Jogo de Adivinhação, Jogo de Lógica e Jogo da Memória com mulheres importantes na área da computação.

Ao final do evento a oficina de Scratch proporcionou o aprendizado de programação de um jogo com a liberdade de escolha de personas e movimentos, simulando um jogo real.  

Agradecemos aos professores Ricardo Lanacce, Sandra Henriques, Andreia Machion, Carlos Alberto Paiva e a Diretora Professora Marcia Araujo da Fatec Carapicuíba pela parceria e esperamos que mais professores como a Orline da Silva Santos de Barueri conte com a Fatech Girls para ajudar na inserção de mais meninas na tecnologia.

Professora Orline à frente, alunas de Barueri sentadas na escada, Professoras Sandra e Grace junto dos voluntários da Fatech Girls ao fundo.

Deixe uma resposta

Exibir
Esconder